Simulado OAB
Exame
: OAB EXAME XIII -
Data da prova
: 04-2014 -
Questão na prova
: 13 -
Ramo
: Direito Constitucional -
Tema
: Da Organização do Estado
Organizadora
: FGV
Dificuldade
: Relativamente Fácil
1
José é cidadão do município W, onde está localizado o distrito de B. Após consultas informais, José verifica o desejo da população distrital de obter a emancipação do distrito em relação ao município de origem. De acordo com as normas constitucionais federais, dentre outros requisitos para legitimar a criação de um novo Município, são indispensáveis:
a
lei estadual e referendo.
b
lei municipal e plebiscito.
c
lei municipal e referendo.
d
lei estadual e plebiscito.
Exame
: OAB EXAME XV -
Data da prova
: 11-2014 -
Questão na prova
: 16 -
Ramo
: Direito Constitucional -
Tema
: Da Organização do Estado
Organizadora
: FGV
Dificuldade
: Relativamente Fácil
2
No município de São José dos Cavaleiros, 87% dos atendimentos médicos nas emergências hospitalares são decorrências de acidentes automobilísticos ocasionados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Uma vereadora do município, Sra. X, ciente das estatísticas expostas, apresenta projeto de lei propondo que os cidadãos proprietários de veículos automotores, residentes no município, municiem seus veículos com equipamento que impeça a partida do carro no caso de o condutor ter consumido álcool. A Câmara Municipal, por voto de 2/3 dos vereadores, aprova a lei. Esta legislação deve ser considerada
a
constitucional, por tratar de proteção de direito fundamental.
b
inconstitucional, por tratar de matéria de competência privativa da União.
c
inconstitucional, por vício formal relacionado ao quórum mínimo para votação.
d
constitucional, por tratar de assunto de interesse local e ter sido aprovada por processo legislativo idôneo.
Exame
: OAB EXAME XIV -
Data da prova
: 08-2014 -
Questão na prova
: 14 -
Ramo
: Direito Constitucional -
Tema
: Da Organização do Estado
Organizadora
: FGV
Dificuldade
: Relativamente Difícil
3
O instituto da intervenção é de extrema excepcionalidade, razão pela qual restam minuciosamente delineadas as hipóteses na CRFB/88. Assinale a opção que contempla, à luz da CRFB/88, hipótese correta de intervenção.
a
O Estado X, sob o pretexto de celeridade e efetividade, vem realizando somente contratações diretas, sem a aplicação da Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos - Lei n. 8.666/93. Nessa situação, poderá a União intervir no Estado X para prover a execução de lei federal.
b
O Município Y, localizado no Estado Z, não vem destinando nos últimos seis meses o mínimo exigido da receita municipal na manutenção das escolas públicas municipais, sob o fundamento de que a iniciativa privada realiza melhor ensino. Nesta hipótese, tanto a União quanto o Estado Z, à luz da CRFB/88, poderão intervir no Município Y para garantir a aplicação do mínimo exigido da receita municipal na aludida manutenção.
c
Nos casos de desobediência à ordem ou decisão judiciária, a decretação de intervenção independe de requisição judicial.
d
O Município Z, em razão de problemas orçamentários, em 2013, decidiu, excepcionalmente, pela primeira vez na sua história, não realizar o pagamento da sua dívida fundada. À luz da CRFB/88, poderá o Estado W, onde está localizado o referido Município, intervir no ente menor para garantir o pagamento da dívida fundada.
0h 0m 0s